Header image

Sucesso em Plástico

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado domingo, 27 de setembro de 2015 Marcadores:

Horst Brandstätter começou a trabalhar na Geobra Brandstätter em 1952, aos 19 anos. Aos poucos, assumiu o comando da empresa, tornando-se seu único proprietário. Em 1974, lançou seu maior sucesso: os bonecos de plástico Playmobil. Até hoje já foram vendidos mais de 2,8 bilhões de peças no mundo inteiro. A empresa com sede em Zirndorf, no sul da Alemanha, é uma das maiores fabricantes de brinquedos do país e emprega mais de 4 mil funcionários no mundo inteiro. Em 2014, seu faturamento chegou a 595 milhões de euros. As vendas no exterior correspondem a cerca de 70% do faturamento da Geobra Brandstätter. Há centros de distribuição da Playmobil nos Estados Unidos, Canadá e México. A maior unidade de produção dos bonecos de plástico se localiza na cidade de Dietenhofen, na Baviera. Há outras fábricas em Malta, República Tcheca e Espanha.

Em 1974 foram lançados no mercado os primeiros bonecos Playmobil: cavaleiro, índio e operário de construção civil. O inventor foi Hans Beck, que faleceu em 2009. Junto com Brandstätter, ele desenvolveu a ideia de um novo sistema de brinquedos e criou a marca. Miniaturas já existiam antes do Playmobil. No entanto, eram fabricadas com outros materiais, como os soldadinhos de chumbo. Já em 1550, conferia-se grande valor a essas peças na vida social, na qualidade de "brinquedos educativos. Em 1978, poucos anos após a invenção do Playmobil, a fabricante de brinquedos Lego, da Dinamarca, também lançou seus primeiros bonecos no mercado. Eles têm cerca de 42 milímetros e possuem braços e cabeça móveis.

No início, os bonecos Playmobil eram simples e monocromáticos. Havia apenas um penteado nas cores de cabelo preto, castanho e loiro. Com o passar dos anos, os bonecos foram modernizados e ganharam movimento nos pulsos, além de acessórios coloridos. Novos mundos temáticos são lançados anualmente. A gama de profissões dos bonecos Playmobil também evolui constantemente, indo de operários de construção civil até enfermeiros, passando por policiais. Nos primeiros anos, as bonecas Playmobil se distinguiam apenas por características superficiais, como vestidos ou cabeleira comprida. Somente no fim da década de 80 elas ganharam curvas. Saias longas e terninhos também se tornaram mais populares.

(Fonte: DW)

0 comentários:

Postar um comentário