Header image

População Alemã

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado sábado, 25 de abril de 2015 Marcadores:

A Alemanha pode perder 10 milhões de habitantes e sua população deve se situar entre 68 e 73 milhões até 2060, segundo projeções demográficas oficiais apresentadas nesta terça-feira (28) em Berlim. As mudanças demográficas são consequência de uma baixa taxa de natalidade que uma forte imigração não conseguirá compensar, segundo o Instituto Alemão de Estatísticas (Destatis). A queda da população será, no entanto, menor que o que indicava o estudo anterior deste tipo publicado em 2009. O Destatis previa na época que a Alemanha teria entre 65 e 70 milhões de habitantes em 2060.

A Alemanha é o país mais populoso da União Europeia, com 81 milhões de habitantes, mas em 2060 pode ser superada por Reino Unido e França, segundo várias previsões. A leve melhora dos dados é explicada pelo recente aumento da imigração em direção à Alemanha.

Desde 2011, o saldo migratório anual (diferença entre chegadas e partidas) aumentou até alcançar meio milhão de pessoas em 2014, devido, sobretudo, à abertura do mercado de trabalho alemão aos países do leste da Europa.

A crise econômica nos países do sul da Europa, com altas taxas de desemprego, também contribuiu para uma maior chegada de imigrantes à Alemanha. O país se converteu em um dos destinos favoritos para os refugiados afegãos ou sírios, embora a imigração procedente de países não europeus signifique menos de um quarto da imigração total. A imigração em direção à Alemanha sempre experimentou fortes variações, alternando ciclos de alto saldo migratório com outros de saldo fraco ou inclusive negativo.

(Fonte: Terra)

0 comentários:

Postar um comentário