Header image

Túnel da Ciência

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado terça-feira, 28 de janeiro de 2014 Marcadores: ,

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (30), até o dia 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência, realizado pela Sociedade Max Planck, aborda os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro. Com entrada gratuita e direcionada ao público acima de 12 anos, trata-se da maior e mais interativa exposição do mundo na área de educação para as ciências.

Na solenidade de abertura da exposição, realizada nesta quarta-feira (29), o vice-presidente da Sociedade Max Planck, Stefan Marcinowski, ressaltou o papel estimulador da atração: “Esperamos que nossa exposição sirva de inspiração para  que as novas gerações façam pesquisa básica. A pesquisa que fazemos na Sociedade Max Planck é a base para muitas inovações”, lembrando que saíram da instituição 17 Prêmios Nobel em diversas áreas científicas.

O cônsul da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble, destacou que a vinda do Túnel ao Brasil reforça a parceria em ciência e inovação entre os dois países, e que, através dela, “os jovens podem conhecer desde cedo o mundo fascinante da ciência”. [...]

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Ao final da visita, os milhares de visitantes terão a oportunidade de propor suas próprias perguntas ao futuro e enviá-las por meio do Túnel da Ciência em uma viagem pelo mundo, interagindo, posteriormente, com todas as outras sedes do evento.

(Fonte: Brasil-Alemanha News)

0 comentários:

Postar um comentário