Header image

Aulas de Alemão na ACG

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado segunda-feira, 18 de novembro de 2013 Marcadores: ,

Cerca de 100 milhões de pessoas de língua materna alemã falam alemão, contribuindo para que esta língua ocupe o nono lugar na lista mundial. Ao todo existem mais de 120 milhões de falantes do idioma. Em termos digitais, cerca de oito por cento de todas as páginas da Internet são em alemão, e praticamente todos os softwares de grande porte possuem traduição para a língua. O alemão é o idioma oficial não só na Alemanha, mas também na Austria, em Liechtenstein, em grandes partes da Suiça - onde atinge uma percentagem de mais de 60 por cento -, da Bélgica, do Luxemburgo, da União Europeia, do Norte da Itália, da Dinamarca e no Vaticano.

No mundo inteiro, os números surpreendem: mais de 20 milhões de pessoas estão aprendendo ou falando o alemão como língua estrangeira. Na Europa, o alemão está (depois do inglês como o idioma largamente mais ensinado) na segunda posição entre as línguas estrangeiras nas escolas e universidades ou nos institutos de língua. Com a extensão da Comunidade Européia, o idioma vai se tornando ainda mais importante. Em alguns novos países membros, como na Polônia, Hungria e República Checa, o alemão é uma tradicional língua de cultura e largamente ensinado nos colégios e nas faculdades.

A ACG através da Casa da Juventude, sua sede, oferece aulas de alemão para crianças e adultos. São aulas semanais, de segunda a sexta-feira, com horários diversos na parte da tarde e noite, com duração de 1 hora e meia, aulas em grupo ou individual. Atualmente estamos com 20 alunos matriculados. Os grupos são diversos dependendo dos conhecimentos dos alunos, desde os principiantes (alunos que não têm conhecimento da língua ou muito pouco) até os adiantados ou mesmo grupos de conversação.

Além destas aulas regulares a ACG oferece nas férias de julho um Curso Intensivo de Língua Alemã para jovens entre 13 e 20 anos de idade. Trata-se de um curso de 10 dias onde os alunos têm aulas no período da manhã e início da tarde. Além das aulas se oferece, para entretenimento dos jovens, gincanas, caminhadas, esportes diversos, uma noite de cinema e fondue, danças folclóricas, bem como um passeio pelas cidades de Gramado e Canela, onde os jovens vindos de outros estados, podem aproveitar um pouco das belezas da serra gaúcha.

As aulas são ministradas pela sra. Ruth Kleine, com décadas de experiência na área, e responsável pela formação de inúmeros falantes do idioma.

0 comentários:

Postar um comentário