Header image

São Leopoldo Fest

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado quinta-feira, 18 de julho de 2013

A São Leopoldo Fest começa no dia 24 de julho, mas o lançamento oficial da festa ocorreu no dia 09, na Sociedade Orpheu. Aproximadamente 400 pessoas compareceram ao jantar-baile e puderam aproveitar um pouco da cultura germânica que esteve presente de diversas maneiras. No cardápio, com comidas típicas, na decoração com as cores preto, vermelho e amarelo da bandeira da Alemanha, mas principalmente na música.

Ao som da bandinha K Necus o público pode pular e dançar e ao som da cantora alemã Franciska Fischer, puderam conhecer a música contemporânea. Esse foi apenas o pontapé inicial da festa que este ano terá o objetivo de resgatar as tradições germânicas que teriam se perdido ao longo dos últimos anos. “Percebemos que a população estava sentindo falta dessa identidade germânica na São Leopoldo Fest. Queremos que as pessoas lembrem que São Leopoldo é o berço da imigração alemã”, ressaltou o secretário de Cultura, Alessandro Almeida. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sandro Cassel, lembra que todo o valor arrecadado com a venda dos convites para a festa de lançamento da São Leopoldo Fest será revertido para a reconstrução do Centro de Saúde Centro.

Além dele e do titular da pasta de cultura, também estiveram presentes na festa o prefeito, Anibal Moacir e outros secretários municipais. “A receptividade da comunidade no lançamento superou as expectativas, mostra que a comunidade está engajada em resgatar a cultura alemã”, disse Moa. Animados com o lançamento, o casal Vilmar Mattos, 53 anos e Izoé Mattos, 50 anos, gostaram de ver que o resgate da cultura alemã será o foco da São Leopoldo Fest. “Como toda festa, a nossa teve essa tendência de ficar comum. Acredito que, este ano, com a São Leopoldo Fest durando apenas quatro dias e trazendo de volta as tradições germânicas, teremos um evento melhor’’, afirmou Mattos. A sócia-fundadora do Centro Literário, Doroti Prato, 62, achou importante a festa ter um lançamento. “É uma data importante a qual São Leopoldo deve aos imigrantes alemães.”

0 comentários:

Postar um comentário