Header image

Mostra Kubrick do Instituto de Cinema

Postado por ACG - Associação Cultural Gramado quarta-feira, 22 de maio de 2013 Marcadores:

O Instituto Alemão do Cinema foi fundado no pós-guerra, mais precisamente em 1949, sendo a instituição de pesquisa voltada para o cinema mais antiga do país. Ao lado do Arquivo Nacional/Arquivo do Cinema e da Fundação Cinemateca Alemã, ambos sediados em Berlim, o Instituto Alemão do Cinema, localizado em Frankfurt e Wiesbaden, desempenha a função equivalente a uma cinemateca central na Alemanha. 

Para além do museu em si, o Instituto Alemão do Cinema mantém, tanto no prédio que abriga o Museu do Cinema, quanto no Arquivo na cidade vizinha de Wiesbaden, acervos de filmes, fotografias, objetos, cartazes e textos escritos, além de um arquivo musical e uma biblioteca. Só de filmes são mais de 20 mil películas de ficção e documentário, entre curtas e longas. Parte deste material é sempre reutilizado nas mostras do Museu do Cinema, tornando-se assim acessível a um público amplo. Responsável por administrar acervos importantes, como por exemplo os dos cineastas Volker Schlöndorff e Romuald Karmakar, o museu tem em suas coleções alguns pontos fortes: o filme de vanguarda, animações e obras do Novo Cinema Alemão, bem como filmes alemães anteriores a 1945. 

Em 2004, o Museu Alemão do Cinema criou uma mostra especial sobre o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), que foi exibida em Frankfurt e um ano depois em Berlim. Desde então a exposição passou pela Austrália, Bélgica, Itália, França, Holanda e encontra-se atualmente nos EUA. Em outubro próximo, ela chegará ao Brasil, quando poderá ser vista no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Para desenvolver o conceito da mostra, os funcionários do Arquivo do Museu do Cinema passaram oito meses analisando o acervo do cineasta norte-americano em St. Albans, perto de Londres, em cooperação com a viúva do diretor, a alemã Christiane Kubrick.

(Fonte: DW)

0 comentários:

Postar um comentário